Farmácia de manipulação

Recepção

Você será recebido neste local!

Nossas colaboradoras estão preparadas para lhe atender de forma rápida, eficaz e com excelência.

Aqui será realizado seu orçamento e também onde será retirada sua medicação, contando com assistência farmacêutica para esclarecimento de qualquer dúvida sobre a utilização de seu medicamento.

Neste ambiente contamos com um lounge onde poderá aguardar de forma confortável, apreciando um bom café e assistindo um programa de seu interesse.

Conferência

Após aprovação de seu orçamento, seu receituário é anexado junto as ordens de produção e encaminhado para conferência inicial, sendo esta realizada pela nossa equipe de farmacêuticos, para conferir a prescrição verificando: dosagens, incompatibilidades e se possui todas as informações necessárias para produçao do medicamento. Caso seja constatado alguma irregularidade, entraremos em contato com o prescritor para sanar qualquer tipo de dúvida.

Neste local será realizada conferência final, as fórmulas são rotuladas individualmente e confrontadas com o receituário médico, observando os dados da identificação do paciente, da ordem de produção, rótulos e embalagem.

Laboratório de Sólidos

Neste local é realizado a pesagem de formas farmacêuticas sólidas: cápsulas e sachês. Logo após a tamização e homogeneização, os mesmos são encaminhados para o processo de encapsulagem, ou no caso, se for sachê, é encaminhando para envasamento individual.

Todas as formulações encapsuladas passam pelo peso médio para verificar se as cápsulas mantêm uma uniformidade de conteúdo dentro delas.

Um dos equipamentos que faz parte da estrutura de nosso laboratório e que através da integração da balança digital com o software, mais um leitor óptico, minimiza qualquer possibilidade de erro do operador, além de permitir a rastreabilidade total da formulação. Garante 100% de segurança na manipulação do seu medicamento, ou seja, quando seu medicamento está sendo feito ele passa por uma etapa chamada de pesagem monitorada.

É nesse momento em que as substâncias que o compõe são colocadas. Na pesagem só o medicamento correto e quantidade exata de cada elemento vai para seu medicamento, caso ultrapasse ou falte à liberação não é feita pelo sistema.

Laboratório de Semisólidos e Líquidos

As formulações de uso tópico são feitas seguindo as boas práticas de manipulação, verificando e registrando o pH final das formulações, incompatibilidades farmacotécnicas, viscosidade e estabilidade das mesmas.

Neste laboratórios também são manipulados suspensões, soluções orais, gomas, chocolates, tabletes. Todos os utensílios destinados a manipulação de uso oral, estão devidamente identificados e separados dos demais utensílios de uso tópico, evitando assim, qualquer tipo de contaminação.

Laboratórios de Hormônio, Citostático e Antibiótico

Para cumprir as boas práticas de manipulação de hormônios, antibióticos e citostáticos, contamos com essas 3 salas de manipulação dedicadas dotadas de antecâmara para manipulação de cada uma das três classes terapêuticas.

Estas salas possuem pressão negativa em relação às áreas adjacentes, sendo projetadas de forma a impedir o lançamento de particulas dos medicamentos no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada.

Controle de Qualidade

Neste local o farmacêutico realiza as análises das matérias primas. O local possui equipamentos específicos para a realização de análises de identificação destes insumos.

Se o resultado das análises realizadas não estiver de acordo com os resultados do laudo técnico e da ficha de especificação técnica da farmácia, a matéria prima é reprovada e enviada ao fornecedor.

Se os resultados estiverem de acordo, a matéria prima é aprovada e encaminhada ao almoxarifado ou conforme necessidade, ao laboratório onde será preparado o medicamento ou cosmético manipulado.

Almoxarifado de Matérias-Primas e Embalagens

Temos um almoxarifado destinado ao armazenamento de matérias-primas, onde todos os insumos são acondicionados já devidamente analisados e aprovados.

No almoxarifado de embalagens as mesmas são armazenadas já higienizadas evitando assim, qualquer contaminação no medicamento.

Paramentação

A paramentação é um procedimento obrigatório para todos os funcionários, estagiários e visitantes que adentrarão na área dos laboratórios de manipulação. Neste local é feita a troca de vestimentas adequadas para adentrar a área dos laboratórios, como uniforme e os EPIs - propés, touca, jaleco, luvas e máscara. O banco serve como uma barreira física para o acesso as áreas limpas (laboratórios).

Serviços

Agora que você já conhece nossa infraestrutura, veja os serviços que podemos oferecer a você.